segunda-feira, 6 de maio de 2013

8 conselhos para realizar um processo seletivo


Dicas do site (Pegn) da Glogo abre ideias para o Administrador de RH

Em uma matéria ótima do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios dão conselhos aos chefes de primeira viagem no assunto que deixam muitos preocupados, a seleção de candidatos.
Principalmente se você for responsável por contratar o PRIMEIRO FUNCIONÁRIO.
Contratar o primeiro funcionário pode ser mais difícil do que parece. Além de divulgar as vagas e avaliar candidatos, o processo seletivo inicial deve priorizar aspectos como retorno de investimento e identificação direta com o perfil do empreendedor. A seguir, especialistas e fundadores de startups dividem conselhos sobre como escolher – e administrar – o colaborador número um da folha de pagamento. Veja abaixo os conselhos para um bom início.

Conselho de Fabiana Nakazone, diretora do grupo DMRH
01- Contrate com estratégia
Antes de lançar o primeiro processo seletivo, trace as metas de crescimento da empresa. A partir dessa estratégia, defina quais são as vagas que devem ser abertas. Isso ajuda a estabelecer quais são os resultados que se espera do novo funcionário.
02- Analise o retorno 
É importante que as contratações iniciais tenham um impacto direto na receita da empresa. Desse modo, é importante priorizar áreas como departamentos comerciais e prestação de serviços.

Conselho de Homero Reis, fundador da Homero Reis Consultores
03- Espere o momento certo 
A hora ideal para aumentar a equipe é quando os sócios não conseguem mais dar conta do fluxo de trabalho. Contratar funcionários para funções operacionais pode liberar o empreendedor para questões mais estratégicas.
04- Crie manuais de operações 
É bastante comum que funcionários de empresas iniciantes ocupem vários cargos ao mesmo tempo. Para manter a organização da equipe e evitar desencontros, as atribuições de cada colaborador devem ser discriminadas em um manual de operações internos.

Conselho de Eduardo Rodrigues, sócio da Fisgo, marketplace de imóveis e automóveis 
05- Procure talentos complementares 
Estude os seus pontos fortes e suas lacunas de conhecimento. Se o marketing não é a especialidade dos sócios, por exemplo, procure profissionais capacitados para suprir essa deficiência.
06- Avalie o perfil do candidato 
Para trabalhar em uma startup, o candidato precisa estar disposto a se adaptar a uma cultura de mudanças constantes e horários irregulares. Essa postura flexível é tão importante quanto o histórico profissional do entrevistado.

Conselho de Thiago Brandão, sócio da Cuponeria, agregador de cupons promocionais 
07- Faça um teste prático 
Peça ao candidato para trabalhar durante um dia na empresa. Isso ajuda a entender que o ritmo de um novo negócio é diferente do encontrado em empresas tradicionais.
08- Aposte nos estagiários 
O primeiro funcionário da Cuponeria foi um estagiário efetivado. O período de experiência ajuda a avaliar o nível de envolvimento do profissional com o negócio.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O seu trabalho te atrapalha? Então veja


Muitos empregados acreditam estar sendo obrigados a trabalhar. Será?

Nada como um novo dia de trabalho pra ver os amigos, contar as novidades, rir muito.... ERRADO
"Viva a sexta feira", "Droga de Segunda-Feira"...ERRADO

Algumas dessas frases são reflexos de desfoque de trabalho, pense assim:
1º - No trabalho não existe amigo, existem pessoas que junto com você formam uma empresa
2º - Estar na empresa não é uma obrigação, o trabalho gera DINHEIRO pra gastar com a vida fora da empresa
3º - A carga horária precisa ser vista como produtividade e não como um passatempo que demora pra passar

A visão do trabalho como algo ruim é o que atrapalha seu desenvolvimento na empresa e na vida. Sempre esperar dos outros deixando sua capacidade ser inferior daqueles que conseguem um cargo melhor.

Veja se você se encaixa nesse quadro de pessoas:
O problema de sua incompetência é você!
Que não quer estudar
Que reclama da segunda-feira
Que não quer trabalhar
Que acha o serviço chato
Que só pensa nos próximos feriados
Que só pensa em direitos
Que tem preguiça de levantar cedo
Que vota em qualquer polítio
Que só sabe reclamar do que acha estar errado
Que não discute sobre política
Que não tem iniciativa
Que não se importa com o futuro
Que não aguenta o seu chefe ou patrão
Que não aguenta a pressão do trabalho

Você é responsável por colocar obstáculos em algo tão simples. Sua obrigação é cumprir o seu trabalho e sempre melhorar o que já sabe fazer.
Saber passar o que sabe pra poder subir.

APRENDER, ESPECIALIZAR, MELHORAR, ENSINAR

São quatro palavras que transformam um profissional, você quer ser um profissional, ou prefere continuar sendo, apenas, mais um funcionário?
E se você é daqueles que acham o patrão RICO, ta esperando o que pra abrir sua própria empresa?


Sabe qual segredo para subir de cargo?


Esperar que reconheçam o seu trabalho não é o melhor a pensar

Existe uma quantidade de empregados insatisfeitos com o trabalho que atuam. A grande maioria pensa em um cargo maior, mas nunca pensam em serem melhores no que fazem para merecer o cargo.
Jamais as atitudes rebeldes serão levadas em consideração, pois um cargo de responsabilidades necessita de responsabilidade e a primeira lição a seguir é ter a responsabilidade de estar presente na empresa.
Faltas, atrasos, saídas para outros compromissos pessoais são pesos enormes contra um cargo futuro. Se a ausência atrapalha o desenvolvimento da empresa, imagina em um cargo que exige muito mais do que a presença, exige total atenção.

Não existe segredo, truque ou curso que vá fazer o cargo maior cair no colo, existe a responsabilidade dos atos de um funcionário. Se este funcionário é focado no trabalho e responsável, este será o melhor para estar em um cargo que exija ainda mais desses critérios.

Saiba aqui quais são as atitudes que demonstram a falta de foco e responsabilidade de seu trabalho

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quando o governo vai ajudar a Empresa?

A Empresa precisa pagar muito pra continuar na ativa

Nesta quarta-feira dia 6, mais um direito foi dado ao funcionário, mais um pouco tirado da Empresa que não precisará sair do bolso do Governo.
Vamos a uma questão: A Empresa é responsável direto pela economia do País, certo?
Se isso realmente é certo, o governo deveria ajudar a melhorar, crescer e continuar a movimentar a economia, porém, tudo parece desfavorecer a Empresa. Impostos astronômicos, imposto sobre imposto, tem Empresa que paga o Imposto do logista antes de sair da própria Empresa, para que o governo não sofra calotes  Ou seja, se houver calote somente a Empresa terá o prejuízo, mas não só do imposto, mas da mercadoria e da mão de obra.
Pode-se lembrar que o Governo facilita a entrada de importados, isso faz com que o preço do importado possa competir, de forma desleal, com o produto nacional, que, por sua vez, deveria movimentar a economia. O que o governo está fazendo? Desmotivando a produção nacional?
Criando barreiras muito altas traz uma desmotivação, Empresas já estão migrando para a produção importada, gerando menos empregos no país e alimentando outros países.
Não precisa ser especialista pra enxergar as besteiras do Governo. Se o país vive em crise, se o país passa fome, se o país tem desemprego, é porque o Governo quer assim.
Quanto mais o povo for FRACO mais o Governo domina suas vidas.

Entenda o Direito aprovado por Lei: Aviso Prévio Proporcional

Aviso Prévio Proporcional


Demitido antes de 2011 pode ter aviso prévio proporcional, decide STF

Pela nova regra, válida desde outubro de 2011, o trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional no emprego, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.
Antes, todos que eram dispensados recebiam valor correspondente a 30 dias de trabalho, independente do tempo de serviço na empresa.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (6) que o aviso prévio proporcional também pode ser concedido a trabalhadores demitidos antes de 2011, quando uma lei passou a regulamentar o direito, já previsto na Constituição.
A decisão do Supremo estende o benefício a quem o reivindicou antes de 2011, mas somente para aqueles que entraram com ações na própria corte. O tribunal não sabe informar quantos serão beneficiados.
Em regra, quem foi demitido antes da nova lei, tem até 2 anos para entrar na Justiça, por isso não há garantia de que todos consigam.
Em junho 2011, o próprio Supremo reconheceu o direito ao aviso prévio proporcional, mas não havia lei prevendo um cálculo para o pagamento. Após a discussão, a Câmara aprovou em três meses projeto de 1989, oriundo do Senado, que regulamentou o direito.

Aparentemente essa nova lei do Aviso Prévio Proporcional dá uma vantagem aos trabalhadores, porém é só mais uma forma do governo deixar a Empresa pagando mais do que já paga.
Isso faz com que a Empresa pense muito em deixar um funcionário mais do que 1 ano na Empresa, pois não compensará deixar um funcionário por muito tempo.
Então, para aqueles que gostaram da ideia, já fica sabendo que não ficará na Empresa por muito tempo. "EAHelp"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mini-saia e sem calcinha, é muito melhor


Propagandas apelativas atraem muito mais. Temas humorísticos, racionais, emocionais, morais e, finalmente, os sexuais são as armas do marketing

O marketing tem como objetivo principal persuadir o consumidor a adquirir determinado produto, seja este tangível (bem) ou intangível (serviço, ideia  etc). Para isso, muitos apelos, às vezes exagerados, ajudam definir uma marca, serviço ou produto. Muitos vão lembrar dos comerciais que a Pepsi fazia para mostrar ao consumidor que era melhor do que a Coca-Cola. Porém a Coca-Cola sempre preferiu os comerciais repletos de efeito e criatividade. Todas as marcas buscam a magia do marketing pra pegar o consumidor pelos olhos, até pouco tempo, nos comerciais de cerveja, os protagonistas bebiam a cerveja, e uma câmera definia a imagem, fazendo com que a saliva do espectadores brotassem em suas bocas, correndo para abrir a sua loira gelada e gostosa. Mas que, por determinação do CONAR, seu uso foi restringido. Existiu um comercial, que ao olharmos hoje, podemos definir como fazer uma criança aprender a fuma desde pequena. Foram as famosas embalagens de um chocolate em forma de cigarros que exibiam figuras de crianças fumando.
Existem campanhas mostram, podemos dizer, uma realidade, é o caso dos cigarros, que atrás aparecem pessoas e imagens desfiguradas por causa do vício. Há ainda, as de trânsito, diretas ao ponto.

O maior apelo comercial é quando envolve o sexualismo. O apelo sexual refere-se normalmente à comunicação. Isso porque, para se sentir sensual e atraente, as pessoas necessitam, principalmente, da aprovação das demais. Dessa forma, o apelo sexual está muito ligado à comunicação. E a comunicação não é feita somente na propaganda. Ela é feita também sob diversas formas, seja no trabalho profissional, seja no ambiente pessoal e familiar.
Segundo Martin Petroll, mestre em Administração que pesquisa a questão do apelo sexual no marketing, é importante considerar os apelos sexuais como sendo mensagens sexualmente apelativas utilizadas para sugerir ao consumidor que a aquisição e uso de determinado produto farão com que ele fique mais atraente e sensual perante os outros.
Tom Reichert, estudioso da área de marketing, traz cinco classificações para os conceitos de apelo sexual em marketing: exibição do corpo, comportamento e linguagem sexual, fatores contextuais, referências sexuais e formas subliminares. Todas elas se referem às formas como a propaganda persuade o consumidor, ou seja, a quantidade ou o estilo de roupa utilizada pelo modelo na propaganda, o local de gravação, etc.

“Se você for assistir a um programa de TV ou ler uma revista, perceberá que normalmente os corpos utilizados nas propagandas pertencem a modelos atrativos fisicamente e vestindo roupas que acentuam suas qualidades físicas. Ou seja, vale a máxima: o que é bonito é para se mostrar”, afirma Martin.
O apelo sexual atrai a atenção do consumidor, principalmente quando se utiliza de modelos do gênero oposto ao do consumidor. “As propagandas com apelo sexual intenso aumentam a intenção de compra do produto anunciado. Ou seja, o homem, ao ler um anúncio veiculando um modelo do sexo feminino, teve uma intenção maior de comprar a marca anunciada do que quando foi exposto a um modelo do sexo masculino. E vice-versa. Esse resultado também é interessante por comprovar teoricamente que o homem é persuadido mais facilmente quando a marca está exposta por uma mulher na propaganda e vice-versa”, ressalta Martin.

No final de tudo isso, por que o tema da postagem é "Mini-saia e sem calcinha, é muito melhor"?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fui demitido, e agora?


Saiba 4 atitudes que você deve adotar

"Você está demitido!" Talvez a maior tragédia pessoal que alguém possa encarar nos dias de hoje em um mercado cada vez mais competitivo e estreito.
Mas existem atitudes que possa transformar essa pedra em degrau de subida, uma vez que fora do trabalho existe maneiras de estar encontrando áreas de atuação ainda melhores do que a anterior, novas oportunidades. Mas para enxergar isso, Villela da Matta, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, em uma matéria divulgada pela Folha de São Paulo, explica e dá algumas dicas.
Segundo Villela da Matta, um profissional demitido deve falar honestamente sobre o fato, tanto com colegas quanto durante a entrevista para uma próxima vaga. "Hoje, muitas contratações são definidas não pela qualificação técnica, mas sim pelo caráter. Começar mentindo é a pior forma de iniciar a busca um emprego", afirma.

Villela da Matta
Saiba as 4 dicas que Villela da Matta deixa para você:
TER FOCO NO FUTURO "Em vez de pensar nas razões da demissão, é melhor pensar no futuro, na carreira que se quer daqui para frente e em que setores se quer atuar. E começar a agir."
SER OTIMISTA "Não se aterrorize, porque você vai precisar estar com estado emocional fortalecido -o desequilíbrio aparece de forma clara em uma entrevista de emprego."
VENDA-SE "Prepare-se para se vender. Isso inclui preparar um bom portfólio (o currículo), ir atrás de amigos que possam fazer indicações e estar preparado para ouvir dez "nãos" para cada "sim".
PONTOS FORTES "Concentre-se nos seus pontos fortes. Nessa fase, só vale a pena resolver lacunas no currículo, como fluência em idiomas, se forem essenciais e de fácil resolução."

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