quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Elogio ou Crítica construtiva? Qual você prefere?

Feedback frequente pode melhorar desempenho

Um levantamento global da consultoria americana Zenger Folkman, com mais de 2.500 funcionários de empresas de diversos países, mostra que a maioria dos profissionais prefere receber críticas construtivas de seus chefes e acham que seu desempenho melhoraria se recebessem esse tipo de feedback com mais frequência - a maior parte, inclusive, prefere receber uma avaliação crítica do seu trabalho do que elogios.
De acordo com os dados, 57% preferem receber feedback "corretivo", o que inclui sugestões de como melhorar o trabalho ou comentários sobre processos que poderiam ser otimizados. Em comparação, 43% dos funcionários dizem preferir feedback positivo, como elogios e comentários que reforçam a qualidade do trabalho feito.
Ao todo, 72% dos participantes acham que seu desempenho melhoraria se eles recebessem mais críticas construtivas dos superiores. "As pessoas acreditam que o feedback crítico é essencial para o desenvolvimento da carreira", diz o CEO da consultoria, Jack Zenger. "Mas com frequência seus gestores não se sentem confortáveis para oferecer esse tipo de resposta". Segundo o estudo, os participantes tendem a evitar dar feedback negativo ou crítico com a mesma proporção com que gostam de receber elogios.
Para Zenger, os resultados mostram que a capacidade de dar feedback negativo e críticas construtivas é essencial para gestores. "Essa habilidade é chave em cargos de liderança e pode ser o diferencial que melhora o desempenho da sua equipe", diz.

O que é Feedback:

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.

Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.

Em outras áreas como Engenharia Elétrica e Eletrônica, o termo é utilizado para se referir à realimentação de um sistema, ou seja, à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num aumento do nível de saída (feedback positivo) ou diminuição do nível de saída (feedback negativo). Num sistema de som, refere-se ao retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.
Fonte: O que é Feedback - www.significados.com.br

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Toyota lança pedra fundamental de fábrica de motores no interior de SP

Unidade deve ficar pronta em 2016 em Porto Feliz

Podendo gerar 700 empregos diretos, a montadora japonesa Toyota lançou nesta sexta-feira (14) a pedra fundamental da fábrica de motores que será construída em Porto Feliz (SP). As obras devem começar nos próximos dias e a unidade tem previsão de inauguração para 2016.
A produção inicial será de 70 mil motores anuais, que vão equipar os modelos Etios, produzidos na unidade de Sorocaba (SP), inaugurada em 2012. A capacidade máxima deve chegar a 200 mil motores/ano, que servirão, também, para os carros da linha Corolla, fabricados em Indaiatuba (SP). Segundo a empresa, ainda não há previsão para o início da produção de motores para o sedã. O investimento da montadora na construção da planta é de cerca de R$ 1 bilhão. (As fotos são da TV Tem)

Ecológico
A fábrica terá alguns conceitos ecológicos já adotados na unidade de Sorocaba, com o objetivo de reduzir a emissão de resíduos orgânicos e de dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa, além de aproveitar ao máximo a a água da chuva e preservar a mata nativa ao redor da planta.

Cadastro de Currículo:
Acesse e confira onde cadastrar seu currículo.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

VOCÊ é um líder? Confira o manual de um líder

Veja se você está no caminho certo, ou o que falta para completá-lo

A primeira pergunta que devemos fazer pra você é: SER CHEFE É SER LÍDER?
A resposta é simples: Nem todo chefe é Líder!

A questão está em: Qual a diferença de Chefe e Líder?

Chefe é um cargo que faz parte do Organograma da empresa.
Líder é uma característica de personalidade que pode ser adquirida ou desenvolvida por qualquer um, em qualquer lugar e em qualquer situação.
O traço presente em um líder é a capacidade de motivar, fornecer elementos motivadores. Alguém capacitado em influenciar e motivar pessoas, levando a um resultado. Liderança é a capacidade de realizar a conquista, manutenção e o aumento de confiaça, da aceitação e do respeito das pessoas, individualmente e em grupo, para avaliá-las atribuir-lhes responsabilidades, outorgar-lhes autoridade e dar-lhes autonomia.

Ser ou não ser...
Diferenças entre chefe e Lider
Chefe conduz as pessoas, Lider aconselha
Chefe inspira medo, Lider entusiasmo
Chefe diz "eu" Lider "nós"
Chefe se preocupa com coisas, Lider com pessoas
Chefe colhe lucros, Líder distribui
Chefe encherga o hoje, Lider contempla amanhã
Ser lider não significa ganhar sempre
Ser líder é ser competente
Os líderes têm colaboradores, os chefes têm empregados
Os lideres admitem conflitos
Líder faz Gestão de Pessoas, Chefe administra recursos Humanos

Ser Líder é ter visão estratégica e isso exige adaptação
O líder estuda didicadamente a situação apresentada
Apresenta suas possíveis linhas de ação, estimula a apresentação de outras e as discute com a equipe
Apresenta problemas, discute-os com a equipe e chega a uma decisão conjunta com a equipe
O líder permite que a equipe opere por si só.

Ser líder é assumir responsabilidades
Ser líder é saber negociar
Ser líder é produzir resultados

O líder deve ser eficaz, o que, necessariamente, o faz eficiente.
O líder deve observar o comportamento pessoal e profissional, identificando pontos fortes e fracos de cada indivíduo.

O PODER
É o potencial de influência de uma pessoa sobre a outra, é a capacidade de exercer influências, embora não signifique que essa influência seja realmente exercida. Poder é o potencial que pode ou não ser realizado.

A AUTORIDADE
É o poder ligítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude de seu papel ou posição em uma estrutura organizacional, portanto o poder legal e socialmente aceito.
Só pode comandar aquele que sabe como atender um comando.

Estilos de liderança:
Autocrático - Fixa as diretrízes, determina providências e tecnicas e o que cada um vai executar, dominador e é pessoal em elogios e críticas.

Democrático - Debate com o grupo, aconselha quando necessário, é objetivo e limita-se ao fato em críticas e elogios.

Liberal - Participa pouco das decisões do grupo, não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o sentido dos acontecimentos.

Híbrido - Uma mistura dos outros estilos, mas com predomínio em um deles.

Outros estilos:
Produtor - Comprometido, empenhado, necessita de fazer as coisas acontecerem.

Administrador - Sistemático, gosta de controles regras e normas, organizado e implanta decisões.

Empreendedor - Inovador, busca caminhos, assume riscos, modifica metas, gera seu próprio plano de atuação.

Integrador - preocupa-se com pessoas e trabalho de equipes, busca o concenso

3 Ações básicas da liderança
Feedback - Informação de retorno
Comunicação - Troca, entendimento e esclarecimento
Exemplo - Mostrar o caminho e como fazer

5 práticas das ações do Líder
Desafiar o processo
inspirar uma visão compartilhada
capacitar os outros para agir
modelar o caminho
encorajar o coração

Eficiência é fazer certo
Eficácia são as coisas certas

Motivação
Motivo + Ação
Motivação é a emoção que impulsiona a obter resultado

2 tipos básicos de motivação
Intríseca - Mecanismo internoque move o indivíduo
Extrínseca - caracterizada pelo conjunto de valores

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Teste vocacional: Qual carreira tem o seu perfil

Faça o teste e veja as profissões afinadas com seu perfil

Um questionário com 25 perguntas que explora preferências, habilidades e objetivos e, por fim, aponta qual grupo de profissões é mais adequado a cada perfil. Esse teste é um bom início pra procurar o melhor caminho profissional. A pedido de VEJA.com, esse teste é de autoria da orientadora Maria da Luz Calegari que pretende ajudar vestibulandos e também profissionais em atividade a escolher seu futuro. Clique e faça seu teste.


Ouro fecha 2013 com 1ª queda em 13 anos

Desvalorização aponta melhora dos países desenvolvidos

Segundo Frederico Turolla, sócio da Pezco Microanalysis, "É um notícia animadora sob o ponto de vista das economias desenvolvidas, sinaliza que não é preciso buscar mais tanta segurança".
O ouro fechou 2013 com a primeira queda desde 2000 e a maior perda desde 1981, assinalando que a recuperação da crise econômica de 2008 está cada vez melhor. O metal perdeu 27,8% do valor no ano passado, e terminou custando US$ 1.201,5 a onça em Londres.
O ouro é visto como um investimento seguro, já que oscila menos e perde menos valor que ativos como as bolsas e as moedas. Por conta disso, o metal costuma ser bastante procurado em momentos de incerteza quanto ao crescimento econômico mundial.
Os investidores evitaram ouro em 2013, já que conseguiram voltar a ter lucros com outras aplicações como as ações nos países desenvolvidos: o Dow Jones terminou o ano com ganho de 26,5%, o S&P 500 subiu 29,6% e o Nasdaq teve valorização de 38,3%. Ao mesmo tempo, não houve alta da inflação, o que reduziu a demanda por ouro como uma forma de conservar riqueza.
A alta do metal também foi impulsionada pelo início da retirada de estímulos econômicos pelo Banco Central dos EUA, o Federal Reserve, o que também sinaliza recuperação. Com isso, a expectativa é que os países desenvolvidos comecem a elevar os juros e se tornem mais atrativos aos investidores.
Para os países emergentes, no entanto, as perspectivas "não trazem bons presságios", diz Turolla. "O significado disso é que muito da morfina na veia que vinha sendo aplicada nos países emergentes vai diminuir", diz ele, se referindo ao investimento, em países como o Brasil, do dinheiro que os países desenvolvidos colocaram no mercado via estímulos econômicos.
Na avaliação dele, economias como a brasileira, que não arrumaram as contas e ficam dependentes de grandes fluxos de recursos para receber investimentos, devem enfrentar dificuldades por conta da recuperação das economias desenvolvidas. Com a melhora dessas economias, é lá que o dinheiro deve ficar.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Empresa pode ser processada por calúnia e culpa é do funcionário

A empresa deve ficar atenta ao uso do computador

Durante quase dois meses um funcionário usava o computador da empresa para postar diariamente comentários e críticas a uma construtora. Criando um falso perfil em uma rede social, ele postava supostas denúncias contra a construtora. As mensagens eram enviadas do trabalho e agora, ele e a empresa podem ser condenados a pagar indenização por danos morais.
Irritados com a situação, os donos e o advogado da construtora entraram na Justiça e pedindo autorização para descobrir a identificação do internauta.
O site de relacionamentos informou o IP (número que identifica um computador na internet). Com esse dado em mãos, os provedores de internet foram obrigados a fornecer os dados do cliente. "Sabendo que são aquelas pessoas, os titulares da conta que acusaram infundadamente a nossa cliente é possível ingressar com uma ação de indenização pleiteando indenização pelos eventuais prejuízos", Jaime Rodrigues de Almeida Neto, advogado.
Um dos computadores usados ficava na empresa onde o suspeito trabalha e agora, ela também deve ser relacionada na ação como corresponsável.
O delegado Rodrigo Aires investiga crimes cometidos pela internet e explica que as empresas devem ter total controle dos acessos feitos na internet. "Se o crime ocorrer dentro da empresa, sem dúvida, que ela também vai ser responsabilizada porque cabe também à empresa vigiar a atuação do seu funcionário, as condutas éticas do seu funcionário no interior da empresa".

Atenção ao uso da internet dentro da empresa
Em algumas empresas, como a de um plano de saúde de Sorocaba, os mais de 1.500 funcionários são orientados, assim que são admitidos, sobre a forma correta de uso da internet. Foi até elaborada uma cartilha e um dos itens deixa claro que o trabalhador pode responder pelos danos causados por meio da rede. "Diante disso, se o funcionário fizer isso pode ocorrer o caso do funcionário ser mandado embora por ele ter infringido a política de tecnologia de informação", explica Luiz Carlos Terciani, gerente de TI.
Matéria do G1 Sorocaba e Jundiaí da Globo

sábado, 7 de dezembro de 2013

Impressora 3D de baixo custo feita no Brasil

"Queríamos uma máquina de baixo custo e que qualquer pessoa pudesse operar"

Os equipamentos de prototipagem rápida já estão presentes em grande parte das maiores empresas. Baseadas no mesmo princípio das impressoras jato-de-tinta, essas máquinas recebem os desenhos feitos em programas CAD e criam objetos tridimensionais. Ao invés de tinta, suas "cabeças de impressão" depositam finíssimas camadas de um plástico de endurecimento rápido. A cada passo esses bocais movem-se um pouco para cima, permitindo que o objeto projetado surja com grande precisão. A questão é que fabricar suas próprias peças está cada vez mais acessível, e Rodrigo Krug quer facilitar ainda mais.
"Queríamos uma máquina de baixo custo e que qualquer pessoa pudesse operar, e esse foi o ponto mais desafiador", conta o inventor Rodrigo Krug.
Rodrigo Krug, 26 anos, construiu 12 protótipos até chegar ao modelo final de sua impressora 3D.
O equipamento funcionou tão bem que agora Krug já é dono da Cliver Tecnologia, start-up instalada na Incubadora da PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A empresa emergente é responsável pela produção pioneira de impressoras 3D totalmente nacionais e de baixo custo.
Projeto de impressora 3-D "open-source"
Além do baixo custo de aquisição, outro grande diferencial do equipamento é o baixo custo operacional.
Segundo os cálculos do empresário, uma peça que custa R$ 5 para ser fabricada na impressora 3D nacional pode chegar a custar mais de R$ 600 em modelos importados mais sofisticados.

A pronta entrega

Contudo, se os objetos fabricados pela impressora 3D ficam prontos rapidamente, é necessário esperar para receber a impressora - o empresário está negociando parcerias com investidores para ampliar a produção, a fim de contar com equipamentos para pronta entrega.
Krug afirma já ter vendido 60 unidades da impressora e ter uma lista de espera que ultrapassa 70 unidades.
Com um preço de R$ 4,5 mil, a expectativa é competir com os projetos open-source, atendendo principalmente pequenas e médias empresas.

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