terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brinquedos de PVC é igual a segurança


Sabe qual a semelhança entre o cano de água da sua casa com Bolas Gigantes de praia?  O PVC.

Boneco Ben 10 em PVC
O PVC (Policloreto de Vinila) é usado para fazer brinquedos porque são resistentes, duráveis e principalmente atóxicos. Bonecas, bolas, infláveis para a praia, são alguns exemplos de brinquedos. O PVC faz com que as brincadeiras sejam divertidas, seguras e acessíveis economicamente.
Brinquedos feitos de (PP) Polipropileno e (PE) polietileno ficam em desvantagem, quando comparados ao PVC, pela durabilidade e segurança.
Boneco inteiro em PVC
Empresas que não tomam as devidas precauções de segurança, tendo PP e PE, podem transformar simples brinquedos em armas, ou simplesmente deixar crianças frustradas.
A quebra desses brinquedos é inevitável e podem deixar pontas muito perigosas.
Hoje os brinquedos importados estão tomando conta do mercado, e muitos desses brinquedos não estão devidamente aprovados pelo INMETRO, órgão responsável pela segurança e qualidade de produtos.
Muitos produtos estão entrando no país ilegalmente, com etiquetas falsas de segurança.
Personagem Carros em PVC

Como confiar?
Brinquedos em PVC não quebram, evitando qualquer risco de acidentes, desde que, seguindo a faixa de idade que se refere na caixa, pois para crianças abaixo de 3 anos, alguns brinquedos podem conter peças pequenas demais e podem ser engolidas.
Já para brinquedos de PP e PE, a confiança cai, literalmente, em seus fabricantes. Somente empresas responsáveis tomam cuidados e seguem as indicações do INMETRO, pois somente material de qualidade evita a formação de pontas ao se quebrar.
Produto Reprovado
Toda empresa de brinquedo passa por testes em seus produtos, para identificar se a empresa é aprovada pelo INMETRO, pode ser consultado no site do INMETRO.

Dicas de como identificar produtos ilegais:
Antes de comprar o brinquedo, deve-se atentar aos dados da embalagem, que obrigatoriamente  precisam estar em português, conter o selo do INMETRO e não apresentar falhas, como falta de peças, ou peças quebradas.
Após aberto, verificar a resistência do brinquedo, tendo em mente a força que a criança exerce, pois se existir uma facilidade de quebra, significa que o material usado na fabricação é de baixa qualidade, oferecendo assim grande perigo a criança.

Galinha Pintadinha em PVC
Características e Vantagens do PVC
O Policloreto de Vinila (PVC) é um polímero termoplástico produzido a base de sal e petróleo, ou gás natural, resultando num material auto-extinguível, inerte e reciclável, de forma a não agredir a natureza. Para cada uma dentre as muitas utilizações da resina de PVC, é necessário formular um composto específico através da adição de componentes diversos. Por exemplo, as formulações para janelas são completamente diferentes das utilizadas para tubos. Nas formulações para produção de esquadrias destaca-se a adição de pigmentos, estabilizantes e, principalmente, protetores contra a radiação UV. Formulações de PVC destinadas à produção de esquadrias são resistentes à intempérie, mantendo uma estabilidade de cor, mesmo sob forte incidência solar.

Procure por selos de Segurança do INMETRO
Selo de Faixa de Idade
Versatilidade, facilidade de design, durabilidade e baixa manutenção. Estas são apenas algumas das características que fazem com que o Policloreto de Vinila, o PVC, conquiste cada vez mais espaço em edificações e obras públicas. O material já ocupa lugar de destaque entre os materiais plásticos no nosso cotidiano. Presente nas mais diversas aplicações, desde produtos médico-hospitalares e embalagens para alimentos até em peças de alta tecnologia, o PVC tem papel importante na indústria e na sociedade. Na construção civil pode ser encontrado em calhas, esquadrias (portas e janelas), recobrimentos de fios e cabos elétricos, forros e divisórias, entre outros.

Personagens Angry Birds em PVC
Segundo matéria do Instituto do PVC, a arquiteta Paula Pannunzio afirma que a cada instante, onde existe modernidade e conforto existe o PVC. Sua presença tornou-se tão familiar que nem mais a notamos, observa. O PVC é atóxico, leve, sólido, resistente, impermeável, estável e não propaga chamas. Tem qualidades que o tornam adaptável a múltiplos usos, da garrafa ao painel do carro, sendo o único plástico utilizado para a fabricação de bolsas de sangue. Sem dúvida, ele é parte integrante do nosso dia a dia, acrescenta ela. Muito utilizado na confecção de caixilhos e esquadrias, o PVC corresponde ao principal elemento das grandes edificações (residenciais e comerciais) nos países do primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares